Edifícios antigos – a importância da manutenção

Dependendo da idade do condomínio é extremamente importante que periodicamente seja realizada uma vistoria técnica com emissão de laudos para detectar possíveis problemas na estrutura do edifício que possa pô-lo em risco. Ademais, a inspeção preventiva se faz fundamental para o prolongamento da vida da estrutura da edificação com um menor gasto.

Esta inspeção deve ser realizada por um engenheiro especializado. Procure empresas específicas da área para que o problema não se torne ainda maior. Caso seja relatada alguma anormalidade, siga as orientações técnicas para o procedimento do conserto.

Não menos importante que a estrutura do prédio, as instalações elétricas merecem um olhar atento. Muitas vezes esquecida, ela é uma das maiores causas de incêndios em edifícios e em especial nos mais antigos. Tudo tem seu tempo de vida útil e a falta de manutenção em instalações elétricas pode ocasionar curto-circuito e sobrecarga, podendo resultar não somente em um incêndio, mas em um consumo sempre maior.

Prédios com mais de 20 anos já estão com suas instalações elétricas no fim de sua vida útil e, portanto, uma manutenção na rede elétrica predial é uma questão de segurança para seus moradores com economia de gasto/consumo.

É sempre importante lembrar que qualquer dano que venha a ocorrer na edificação por falta de manutenção a responsabilidade sempre será do síndico. Responsabilidade tanto civil quanto criminal por sua omissão. Portanto, fique atento para a saúde física do edifício, levando para uma Assembleia Geral esta preocupação que é de todos.

(Fonte: Sindiconde)